Regulamento

Competição Jacob Palis Júnior

  1. Disposições Gerais

    1. A 5ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
    2. A Competição Jacob Palis Júnior de Matemática é uma competição dirigida aos alunos de escolas brasileiras – da rede pública ou privada – que estejam cursando desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.
  2. Níveis de Participação

    1. São três os níveis de participação, de acordo com a escolaridade do aluno:

      1. Nível 1 - alunos matriculados no 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental no ano de 2026.
      2. Nível 2 - alunos matriculados no 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental no ano de 2026.
      3. Nível 3 - alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio no ano de 2026 e não ter matrícula em Ensino Superior até 31 de dezembro de 2026.
      4. Casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.
  3. Fases e estrutura da prova

    1. A 5ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática será realizada em fase única, em formato online, para todos os níveis.
    2. Em cada nível, a prova será composta por 20 (vinte) questões, sendo 15 (quinze) questões objetivas (múltipla-escolha) e 5 questões de resposta numérica (colocar a resposta apenas) e terá duração máxima de 2 (duas) horas.
    3. Cada participante realizará a prova obrigatoriamente na escola, sob supervisão.
  4. Elaboração das provas e responsabilidades das bancas

    1. A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM nomeará, para cada nível, uma banca especializada, que será responsável por:

      1. Elaborar os problemas e suas respectivas soluções.
      2. Elaborar os gabaritos e os critérios de correção para as provas.
      3. Decidir juntamente com a Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM, os critérios finais de premiação.
  5. Prêmios

    1. Serão oferecidos prêmios aos alunos que obtiverem as melhores pontuações finais, em ordem decrescente de pontuação. Esses prêmios são chamados de: Medalhas de Ouro, Medalhas de Prata e Medalhas de Bronze. 1, Serão oferecidas Menções Honrosas a critério da banca.
    2. Os certificados dos alunos premiados serão disponibilizados, em formato digital, no portal da Competição Jacob Palis Júnior de Matemática.
    3. Não haverá entrega de medalhas ou troféus físicos. Todos os premiados nesta competição serão aprovados para participar da prova da Fase Única da 48ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e do 6º Torneio Meninas na Matemática (TM2), no seu respectivo nível.
    4. Os casos de desempate em qualquer dos itens de premiação e os casos omissos serão analisados e decididos pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.
  6. Inscrições

    1. As inscrições para a 5ª Competição Jacob Palis Júnior de Matemática são gratuitas e individuais e devem ser feitas através do portal da competição: https://www.obm.org.br/competicao-jacob-palis-junior-de-matematica
    2. Os estudantes mais bem colocados de cada nível deverão enviar, quando solicitado, um documento de comprovação de escolaridade relativo ao ano de 2026, que deverá ser digitalizado e anexado no formulário de envio de documentos. Serão aceitos:

      1. Cópia de um comprovante de matrícula;
      2. Cópia da carteira de estudante; (que inclua o ano e a série que o estudante está cursando em 2026)
      3. Qualquer documento equivalente aos acima citados.

      4. Além de um dos documentos acima, será necessário anexar um documento com foto e o número do seu CPF. A apresentação de todos os documentos solicitados é obrigatória.

  7. Calendário

    1. Período de inscrições:

      1. Início:
      2. Ultimo dia para cadastro de escolas: 5 de Junho de 2026
      3. Ultimo dia para inscrição de competidores: 8 de Junho de 2026
    2. Aplicação da prova:

      1. Dia:
      2. Horário de aplicação: das 14h00 às 17h00 (horário de Brasília).
  8. Considerações Finais

    1. Quaisquer casos omissos neste regulamento serão analisados e decididos pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM.

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2026.